Administração

DIRETORIA EXECUTIVA

Cabe à Diretoria Executiva exercer a gestão dos negócios da Companhia de acordo com a missão, os objetivos, as estratégias e diretrizes fixadas pelo Conselho de Administração.

Competências da Diretoria Executiva

 

Wilson Ferreira Jr. Presidente
Formado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie em 1981 e em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas pela Universidade Mackenzie em 1983. Cursou mestrado em Energia pela Universidade de São Paulo (USP), e possui várias especializações, dentre as quais Engenharia de Segurança do Trabalho (Universidade Mackenzie, 1982), Marketing (Fundação Getúlio Vargas – FGV, 1988), e Administração de Distribuição de Energia Elétrica (Swedish Power Co. 1992). Em 2016, foi eleito Diretor Presidente da Eletrobras, permanecendo até 2021. Foi presidente do Conselho de Administração das controladas Furnas, Eletronorte, Chesf e ITAIPU e presidente do Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema (ONS) e Presidente da CPFL Energia de 2002 a 2016. De 2002 a abril de 2011, foi membro do Conselho de Administração da CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Geração e RGE. Em março de 2000, tornou-se Presidente da CPFL Paulista, e posteriormente da CPFL Piratininga, CPFL Geração, CPFL Brasil, RGE, CPFL Santa Cruz, CPFL Jaguariúna, CPFL Bioenergia, e outras controladas da CPFL Energia. Foi Presidente da RGE de 1998 a 2000, Presidente do Conselho de Administração da Bandeirante Energia S.A. de 2000 a 2001 e Presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica – ABRADEE (2009 a 2010) e exerceu diversos cargos na Companhia Energética de São Paulo (CESP), incluindo Diretor de Distribuição (1995 a 1998). É membro do Conselho de Administração do ONS e da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústria de Base (ABDIB).
Marcelo Fernandes Bragança Diretor Executivo de Operações Logística e Sourcing e Diretor Executivo Interino de Comercial B2B
Engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com pós-graduação em Engenharia de Manutenção e MBA em Logística Empresarial, Marcelo está na BR desde 1998, já tendo ocupado outros cargos executivos na companhia, inclusive a DIOL e DRPV, posição que ocupava desde 2017.
Flavio Coelho Dantas Diretor Executivo de Comercial, Varejo e Inteligência de Mercado
Economista formado pela PUC-RJ, com especialização em Administração na mesma instituição, Flavio possui 26 anos de experiência executiva em empresas de grande porte e desenvolveu boa parte de sua trajetória profissional na Ipiranga, onde exerceu funções de gestão e atuou como diretor comercial, entre 2011 e 2015. Após atuar como Senior Advisor para a indústria de Óleo e Gás na Accenture Brasil, ocupou o cargo de diretor executivo da FIRJAN, entre 2017 e 2019.
André Corrêa Natal Diretor Executivo de Finanças, Compras e RI
Engenheiro de Produção com ênfase em Engenharia de Petróleo pela UFRJ, possui Mestrado em Administração pelo COPPEAD/UFRJ e MBA em Finanças pela mesma instituição, além de extensões em Downstream – The Oxford-Princeton Programme. André tem 17 anos de experiência profissional, tendo ocupado posições executivas e financeiras no setor de Óleo e Gás, com passagens pela indústria, consultorias, banco de investimentos e gestão de recursos, em empresas como Petrobras, Credit Suisse e Opportunity.
Henry Daniel Hadid Diretor Jurídico, Auditoria e Compliance
Formado em Direito em 1997, na Universidade Estácio de Sá, com Pós-Graduação em Direito do Petróleo pela Universidade Candido Mandes e MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Admitido na BR em 2001, já tendo exercido as funções de Coordenador de Processos Terceirizados, Gerente Jurídico de Recuperação de Créditos, Gerente Jurídico de Planejamento e Gestão e Gerente Executivo Jurídico.
Aspen Ricardo Andersen da Silva Diretor de TI e Digital
Engenheiro Mecânico formado pela UFRJ, com MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec e Pós-MBA em Digital Business e Formação Executiva em Inovação Aberta pela FGV, Inovação Radical, Transformação Digital e Inovação Corporativa pelo MIT e Programa de Liderança e Tecnologias Exponenciais pela Singularity University. Aspen está na BR desde 2003, tendo ocupado diversas funções gerenciais na BR e Petrobras, como desenvolvimento de negócios, planejamento e tecnologia.
Leonardo de Castro Burgos Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Marketing
Formado em Administração de Empresas pela Unifacs na Bahia e com MBA Executivo pela Business School SP (BSP) com extensão pela Universidade de Toronto, possui mais de 25 anos de experiência, tendo trabalhado em empresas como Ambev, Gillette, Brex América (Miami-USA), Diageo e Dunnhumby, ocupando diversas posições seniores nas áreas Comerciais, Marketing, Trade Marketing e Desenvolvimento de Negócios. Ingressou na BR em agosto de 2018 onde liderou a área de Negócios de Varejo, Fidelidade e inovação.
Selma Rocha Fernandes Diretora de Gente e Gestão
Formada em Pedagogia, com MBA Executivo pela COPPEAD, possui mais de 25 anos de experiência na área de RH. Nos últimos 15 anos, atuou como Diretora de Recursos Humanos das empresas Editora Globo (do Grupo Globo), Dentsply/Sirona Latin América e Coca-Cola Recife, além de cargos executivos de RH na Oi Telecomunicações e AGA-Linde.

 

CONSELHO FISCAL

O nosso Conselho Fiscal é composto por cinco membros, sendo três efetivos e dois suplentes. Clique no nome para conhecer o currículo de cada um deles.

 

Competências para o Conselho Fiscal
Alexandre Antônio Germano Bittencourt Membro Efetivo
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estado do Rio de Janeiro (1997), pós-graduado em Economia Empresarial, pela Universidade Candido Mendes (2012) e MBA em Finanças e Mercado de Capitais, pela Fundação Getúlio Vargas (1999), Desde junho/2020, é economista Master na Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A. Foi Coordenador Especial de Participações e Desinvestimentos (2019 – 2020), Coordenador de Portfolio (2018 – 2019), Gerente Setorial de Fluxo Financeiro Internacional (2016 – 2018), Gerente de Caixas no Exterior (2012 a 2016). Foi Conselheiro Fiscal na Stratura Asfaltos, na Transpetro S.A., Na Gas Brasiliano S.A., na COMPERJ S.A.e na LOGUM S.A. O Sr. Alexandre Antonio Germano Bittencourt declarou, para todos os fins de direito que, nos últimos cinco anos, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, mesmo que não transitada em julgado, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM ou qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativo, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Alexandre Antonio Germano Bittencourt declarou não ser Pessoa Politicamente Exposta, nos termos da Instrução da CVM nº 617, de 5 de dezembro de 2019, por não se enquadrar em nenhuma das situações que caracterizam a Pessoa Politicamente Exposta.
Caio Cesar Ribeiro Membro Suplente do Conselheiro Alexandre Antônio
Bacharel em Ciências Econômicas, com MBA em Controladora e Finanças, pela Universidade Federal Fluminense – UFF; Pós-graduado em Teoria Econômica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Economia, pela Universidade Candido Mendes. Curso de Extensão – Advanced Corporate Finance, pela London Business School. Exerce a função de Coordenador de Supervisão da Petros, desde junho de 2016; no período de 2014 a 2016, exerceu a função de Gerente Setorial de Análise Financeira de Fluxo e Planos de Benefícios. Foi economista de outubro de 2006 a junho de 2014. O Sr. Caio Cesar Ribeiro declarou, para todos os fins de direito que, nos últimos cinco anos, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, mesmo que não transitada em julgado, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM ou qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativo, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Caio Cesar Ribeiro declarou não ser Pessoa Politicamente Exposta, nos termos da Instrução da CVM nº 617, de 5 de dezembro de 2019, por não se enquadrar em nenhuma das situações que caracterizam a Pessoa Politicamente Exposta.
João Verner Juenemann Membro Efetivo
Atua no Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (2003/2010 – 2015/2019), onde ocupa os cargos e membro do Conselho de Administração (30/04/2003-2010 e desde 30/04/2015), Coordenador do Comitê de Auditoria (2004-2008 e desde 2015) e Membro do Comitê de Elegibilidade e Remuneração (desde 2016). Atua também como membro do Conselho Fiscal da Klabin S.A., do setor de atividades de celulose e florestal desde 08/03/2017. Também atuou como membro do Comitê de Auditoria, indicado por minoritários, na Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A., cargo este que ocupou de 05/09/2017 a 27/12/2017, em razão de exigência do Conselho de Administração de que o Comitê de Auditoria fosse composto somente por integrantes do Conselho de Administração. Também ocupou cargos na Forjas Taurus S.A. (indústria bélica) no Conselho de Administração (27/04/2014 – 03/03/2017) e Coordenador do Comitê de Auditorias e Riscos (17/07/2014-03/03/2017). Atua também na Tupy S.A. (setor de fundição), onde é Coordenador do Comitê de Auditoria e de Riscos (02/07/2009, reeleito sucessivamente até junho de 2019), indicado por minoritários. Atua também na Dimed S.A. Distribuidora de Medicamentos, onde foi membro efetivo do Conselho Fiscal indicado pelos minoritários (30/04/2009-28/04/2016) e é Coordenador do Comitê de Auditoria não estatutário, indicado por majoritários (desde 08/2016, com mandato até março de 2020). Também atua na TIM Participações S.A. (setor de telecomunicações), onde é membro suplente do Conselho Fiscal, indicado por majoritários desde 11/04/2018. Atua também na Saraiva S.A. Livreiros Editores (setor de Editoria), onde é membro efetivo do Conselho Fiscal, indicado por majoritários, desde 29/04/2014 e Presidente do Conselho Fiscal, indicado por majoritários, desde 12/05/2017. Também atuou na Sonae Sonae Sierra Brasil S.A. (setor de supermercados), onde foi membro efetivo do Conselho Fiscal (30/04/2013-29/04/2016). Também atuou na Plascar Participações Industriais S.A. (setor automotivo) onde ocupou o cargo de membro efetivo do Conselho Fiscal, indicado por minoritários (30/04/2013-29/04/2016). Também atuou no Banco Indusval S.A., onde foi membro efetivo do Conselho Fiscal, indicado por minoritários (24/04/2012-24/04/2015). Também atuou na Electro Aço Altona S.A. (setor de siderúrgica) onde foi membro efetivo do Conselho Fiscal, indicado por minoritários (30/04/2010-28/04/2015). Também atuou na DHB Indústria e Comércio S.A. (setor automotivo), onde foi membro do Conselho de Administração, indicado por minoritários (23/04/2007-16/06/2014 (renúncia ao mandato)). Nenhuma das empresas acima listadas integra o grupo econômico ou é controlada por acionista da Companhia.

Desempenha funções no terceiro setor, na Fundação Boticário de Proteção à Natureza, onde é membro efetivo do Conselho Fiscal (novembro de 2015 a março de 2020).

Maria Carmen Westerlund Montera Membro Suplente do Conselheiro João Verner Juenemann
Economista formada pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro da Universidade Candido mendes, é também bacharel em Letras pela PUC/RJ, com especialização em Mercado de Capitais na EPGE/FGV/RJ. Atualmente é membro suplente do Conselho Fiscal da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo, desde maio de 2014. Atua também no BANRISUL – Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. como membro do Conselho Fiscal desde março de 2018. Também atua na Klabin S.A. (setor de papel e celulose) como membro suplente do Conselho Fiscal (março/2017-março/2019). Também atua na AES Tietê Energia (setor elétrico), onde é membro suplente do Conselho Fiscal (maio/2014-abril/2018) e foi membro do Conselho Fiscal (maio/2011-abril/2013). Também atua na Brasiliana Participações S.A. (setor elétrico – holding), onde é membro suplente do Conselho Fiscal (maio/2017-abril/2018)). Atua também na BR Insurance Corretora de Seguros S.A. (setor de seguros), como membro do comitê de auditoria e riscos (janeiro/2017-maio/2018). Atuou na AES Elpa S.A. (setor elétrico – holding), onde foi membro do Conselho Fiscal de 2011 a 2013. Também atua na TUPY S.A. (setor de metalurgia), onde é membro do Comitê de Auditoria e Riscos (maio/2009-junho/2019) e foi membro do Comitê de Governança e Gestão de Pessoas (maio/2009-agosto/2016) e membro do Conselho de Administração (março/2006-abril/2013). Atuou também na BNDES Participações S.A. – BNDESPAR, onde foi gerente e economista do departamento de acompanhamento da carteira de ações (1976-junho 2013). Nenhuma das empresas acima listadas integra o grupo econômico ou é controlada por acionista da Companhia. Foi ainda membro do Conselho de Administração e dos comitês financeiro e de gestão da Brasil Ferrovias e da Ferronorte S.A. (cias abertas concessionárias de ferrovias), membro do comitê de investimentos do Fundo FIP Brasil Energia e do Fundo de Petróleo, Gás e Energia e membro do Conselho de Administração de Spes prestadoras de serviços para a Petrobras (Companhia de Recuperação Secundária CRSEC, marlim Participações e Nova Marlim Participações) e membro suplente do Conselho de Administração da Net Serviços de Comunicação S.A. e do Comitê de Finanças da Telemar Participações S.A.
Rinaldo Pecchio Júnior Membro Efetivo
Graduado em Economia, pela Unicamp, em 1985 e em Contabilidade, pela PUCCAMP, em 1989, com MBA em finanças, pelo IBMEC. Cursos de atualização e desenvolvimento gerencial nos Estados Unidos com professores da Harvard Business School, Tuck School of Business (1993-1998) e desenvolvimento profissional na Europa com professores do IMD (International Institute for Management Development) – Suíça (2005 – 2008). Prêmio Equilibrista 2008, Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Campinas e professor convidado do MBA do Setor Elétrico da Fundação Getúlio Vargas. Desde março de 2019, atua como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores no Centro de Tecnologia Canavieira – CTC, Setor de Biotecnologia. Foi Diretor Financeiro, de Relações com Investidores, Suprimentos & Logística, da ISA CTEEP e Controladas, do Grupo ISA da CTEEP (TRPL4), IE Pinheiros, IE Serra do Japi, IEMG, Evrecy) – Setor de Transmissão de energia (Dez/2013 a mar/2019); Vice Presidente de Finanças e Relações com Investidores da AES Brasil (AES Eletropaulo, AES Sul, AES Tietê e Uruguaiana) – setor de serviços (Dez/2005 a Nov/2013); Diretor Executivo de Finanças e Business Transformation na Tetra Pak Ltda. – setor industrial (Nov/2005 – Dez/2009); Foi Controller, Gerente de Tesouraria e Relações com Investidores e Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Elektro – Eletricidade e Serviços S.A. – setor de serviços (Abr/1999 a Nov/2005) e Gerente de Contabilidade Corporativa na Champion Papel e Celulose Ltda. (atual International Paper) – setor industrial (Set/1989 a Set/1998). O Sr. Rinaldo Pecchio Junior declarou, para todos os fins de direito que, nos últimos cinco anos, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, mesmo que não transitada em julgado, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM ou qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativo, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Rinaldo Pecchio Junior declarou não ser Pessoa Politicamente Exposta, nos termos da Instrução da CVM nº 617, de 5 de dezembro de 2019, por não se enquadrar em nenhuma das situações que caracterizam a Pessoa Politicamente Exposta.
Walbert Antonio dos Santos Membro Suplente do Conselheiro Rinaldo Pecchio
Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Visconde de Cairu, em 1996. Atualmente, atua como consultor empresarial independente, principalmente nas áreas de varejo (Grupo Pereira com sede em São Paulo e atuação principalmente no Centro Oeste) e Educação (Escolas Morumbi Sul, com atuação em São Paulo) e, desde 2017, é membro de conselho fiscal do Magazine Luíza e conselheiro independente das Clínicas Clivale, empresa familiar sediada em Salvador. Atuou durante 35 anos como auditor e consultor empresarial, entre 1980 até 2002, na Arthur Andersen & CO, onde atuou como Sócio Internacional nos últimos seis anos; no período entre 2001 e 2015, foi Sócio de auditoria da Deloitte Touche Thomatsu. O Sr. Walbert Antonio dos Santos declarou, para todos os fins de direito que, nos últimos cinco anos, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, mesmo que não transitada em julgado, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM ou qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativo, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Walbert Antonio dos Santos declarou não ser Pessoa Politicamente Exposta, nos termos da Instrução da CVM nº 617, de 5 de dezembro de 2019, por não se enquadrar em nenhuma das situações que caracterizam a Pessoa Politicamente Exposta.

 

 CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

O nosso Conselho de Administração é composto por nove representantes. Clique no nome para conhecer o currículo de cada um deles.

 

 

Competências do Conselho de Administração
Edy Luiz Kogut
Presidente do Conselho de Administração Independente
Engenheiro Civil graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutor em Economia pela Universidade de Chicago. Foi Reitor do Centro Universitário de Santo André (2004 a 2007) e Diretor da Holding do Grupo Camargo Correa (1996 a 2003). Foi também Vice-Presidente da Projeta Consultoria associada à NMRothschild, responsável pelas privatizações da COPESUL, Light e Escelsa (Coordenador geral) de 1988 a 2004, Sócio e Diretor das corretoras Omega e Equipe (1981 a 1988), Professor Visitante da Boston University (1975) e Professor da EPGE – FGV (1972 a 1980).Participou dos Conselhos de Administração da Santista Têxtil, São Paulo Alpargatas, Alcoa, Neogera (2000 a 2004), FIBAM (2008 a 2011) e Boa Vista Serviços (2015 até a presente data).
Alexandre Firme Carneiro Membro Independente do Conselho de Administração
Engenheiro de Produção graduado pela Universidade federal do Rio de Janeiro – UFRJ e cursou o mestrado em Administração de Negócios na COPPEAD/UFRJ, de 1982 a 1983. Desde 2006, é Sócio Diretor da empresa de consultoria ValorArt. É também Professor convidado de Marketing B2B e Precificação Estratégica na COPPEAD-UFRJ e na Escola de Marketing Industrial. Professor convidado da cadeira de Gestão de Carreiras, no curso High Potential Leaders da FGV-RJ. Além disso, é membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, do Instituto de Marketing Industrial e da Professional Pricing Society. No período de 1983 a 2006, exerceu diversos cargos na Shell Brasil, dentre os quais, Vice-presidente comercial para a América Latina (2003 a 2005); Vice-presidente Executivo da Shell Brasil (2001 a 2006); Diretor de Aviação para a América do Sul (1999 a 2000); Gerente Geral de Aviação (1996 a 1998); Gerente de Marketing de Lubrificantes (1993 a 1996).
Carlos Augusto Leone Piani Membro Independente do Conselho de Administração
Graduado em Administração de Empresas pelo IBMEC/RJ e em Processamento de Dados pela PUC/RJ. Possui o título de CFA Charterholder pelo CFA Institute e concluiu o curso Owners and President Management (OPM) do Program da Harvard Business School. Atualmente é sócio fundador da HPX Capital Partners, Presidente da HPX Corp. e Presidente do Conselho de Administração na Equatorial Energia e Brasil Brokers. Anteriormente,foi chefe global da equipe de iniciativas estratégicas e fusões e aquisições da Kraft Heinz e Presidente da Kraft Heinz Canada. Com mais de 20 anos de experiência em funções executivas, tais como, Presidente da PDG Realty (2012-2015), sócio e co-responsável pela área de Private Equity da Vinci Partners (2010-2015), Presidente e Diretor Financeiro da Equatorial Energia e suas subsidiárias (2004-2010) e analista de Fusões e Aquisições e sócio da área de Investimentos Proprietários Ilíquidos do Banco Pactual (1998-2004).
Claudio Roberto Ely Membro Independente do Conselho de Administração
Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Presidente da Raiadrogasil S.A. (2011 a 2013) e Presidente da Drogasil S.A. (1998 a 2011). Atualmente, é membro do Conselho de Administração da DIMED Distribuidora de Medicamentos S.A. e Pet Center Comércio e Participações S.A., membro do Conselho Consultivo da Eurofarma Laboratórios S.A. e da Warburg Pincus do Brasil (desde 2013). De 1988 a 1997, foi Diretor Executivo, Diretor de Operações e Presidente do Banco Geral do Comércio S.A. No período de 1987 a 1988, exerceu atividades de Diretor Superintendente (CEO) da Camargo Correa Metais S.A.
Leonel Dias de Andrade Neto Membro Independente do Conselho de Administração
Graduado em História pela UGF-RJ, com especialização em Administração e Marketing pelo PDG-Ibmec. Participou do Programa de Gestão Avançada do Insead-França e do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral. Entre 2013 e 2019, foi CEO da Smiles S.A. responsável pela criação da empresa, montagem do time, IPO e gestão de negócio. De 2006 a 2012, foi Presidente da Citifinancial e da Credicard e Head de Consumer e Membro do Board do Citi no Brasil. De 1999 a 2006, foi Diretor Executivo Comercial e Marketing da Losango Financeira e CEO e Membro do Board do HSBC no Brasil. Entre 1996 e 1999, foi Diretor Executivo de Negócios da Visa do Brasil. De 1987 a 1996, foi Gerente de Agência, Gerente Regional e Gerente Geral Comercial de Cartões de Crédito do Banco Nacional S.A.
Maria Carolina Lacerda Membro Independente do Conselho de Administração
Economista graduada pela Universidade de São Paulo – USP com MBA em Finanças pela Universidade de Columbia. Atua em assessoria financeira há 25 anos, tendo sido responsável pelo Banco de Investimentos do UBS no Brasil (2011 a 2015), Managing Director do Banco de Investimentos Deutsche Bank (2009), Diretora do Banco de Investimentos Merrill Lynch (1999 a 2008) e Diretora do Banco de Investimentos do Unibanco. Além disso, foi Diretora da ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, Membro do Conselho de Representantes da CNF – Confederação Nacional das Instituições Financeiras, Membro da Câmara Consultiva de Listagem da B3. Atualmente, é Membro Independente do Conselho de Administração e Comitê de Auditoria da Hypera Pharma (HYPE3).
Mateus Affonso Bandeira Membro Independente do Conselho de Administração
Graduado em Informática pela Universidade Católica de Pelotas, com especialização em Finanças Corporativas e Gestão pela FGV e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui MBA pela Wharton School, University of Pennsylvania e especialização para presidentes de empresa (OPM) da Harvard Business School. Entre 2011 e 2017, foi Sócio-Presidente e CEO da FALCONI – Consultores de Resultado. Foi membro dos Conselhos de Administração do Banco Pan (2011 a 2017), da PDG (2012 a 2016), da Terra Santa Agro (2016 a 2018) e do Hospital Moinhos de Vento (desde 2016). Foi membro Conselho Deliberativo da Fundação Estudar entre 2012 e 2017. Além disso, foi Presidente do Banrisul e Diretor de RI (2010 a 2011) e membro do CdA (2008 a 2011), Diretor/Subsecretário do Tesouro do RS (2007 a 2008), Secretário de Planejamento e Gestão do RS (2008 a 2009). Atuou também no Senado Federal (2006), no Ministério da Fazenda (2004 a 2005) e na Secretaria da Fazendo do RS (1993 a 2002).
Pedro Santos Ripper Membro Independente do Conselho de Administração
Graduado em Engenharia de Computação e Mestre em Engenharia de Software pela PUC-RJ. Participou do Advanced Management Program da Harvard Business School e do Executive Program da Singularity University. É Membro do Conselho de Administração da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, Positivo Tecnologia S.A., GlobeNet e Mobicare Ltda. e CEO da Bemobi (desde julho 2013). Foi também Diretor Executivo da Oi (2008 a 2013), Diretor Geral e Presidente da Cisco Systems (2003 a 2008), Diretor Executivo da Promon (2000 a 2003).
Ricardo Carvalho Maia Membro Independente do Conselho de Administração
Economista graduado pela Faculdade Candido Mendes, possui MBA Executivo pela COPPEAD-UFRJ, MBA Executivo em Varejo pelo IBMEC-RJ e participou do Marketing Management Program da Stanford University. Foi Vice-Presidente do Sistema Firjan (2016 a 2019), Diretor Executivo de Relações com Mercado (2013 a 2016), Presidente do Conselho de Administração da Previndus (2016 a 2019) e Conselheiro de Administração da Fundação Martins Bastos (2006 a 2008). Além disso, atuou por 25 anos no Grupo Ultra (Petróleo Ipiranga) onde foi Diretor de Marketing e Vendas (2006 a 2012) e Gerente de Divisão (1987 a 2005).

 

COMITÊS DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Os seguintes comitês, vinculados diretamente ao Conselho de Administração, são órgão estatutários de caráter permanente, que possuem a finalidade de assessorar o Conselho de Administração no cumprimento de suas responsabilidades.

Comitê de Riscos e Financeiro – CORF

O Comitê de Riscos e Financeiro, com enfoque estratégico, tem por finalidade, compreendendo, mas não se limitando, a análise e a emissão de recomendações sobre os riscos concernentes à gestão financeira, à proposta de plano estratégico, ao plano de negócios e demais diretrizes e orientações relacionadas ao escopo do Comitê a serem submetidas ao Conselho de Administração.

Alexandre Firme Carneiro Coordenador
Claudio Roberto Ely Membro do Comitê de Riscos e Financeiro
Pedro Santos Ripper Membro do Comitê de Riscos e Financeiro
Ricardo Carvalho Maia Membro do Comitê de Riscos e Financeiro
Moises Swirski Membro Externo do Comitê de Riscos e Financeiro

 

Comitê de Auditoria Estatutário – CAE

O Comitê de Auditoria Estatutário tem por finalidade, sem prejuízo de outras previstas em seu regimento interno, aprovado pelo Conselho de Administração, a análise e manifestação sobre as seguintes matérias:

  • Contratação e a destituição do auditor independente;
  • Atuação, independência e qualidade dos trabalhos dos auditores independentes e dos auditores internos;
  • Qualidade, transparência e integridade das demonstrações financeiras; e
  • Efetividade dos processos de controles internos para a produção de relatórios financeiros.
Maria Carolina Lacerda Coordenadora
Alexandre Firme Carneiro Membro do Comitê de Auditoria Estatutário
Mateus Affonso Bandeira Membro do Comitê de Auditoria Estatutário
Edy Luiz Kogut Membro do Comitê de Auditoria Estatutário
Elionor Farah Jreige Weffort Membro Externo do Comitê de Auditoria Estatutário

 

Comitê de Pessoas

O Comitê de Pessoas tem por finalidade assessorar o Conselho no que tange a matérias de indicação, remuneração e sucessão previstas no seu regimento interno, bem como debater outras questões relacionadas ao escopo deste Comitê.

Mateus Affonso Bandeira Coordenador
Carlos Augusto Leone Piani Membro do Comitê de Indicação, Remuneração e Sucessão
Leonel Dias de Andrade Neto Membro do Comitê de Indicação, Remuneração e Sucessão
Ricardo Carvalho Maia Membro do Comitê de Indicação, Remuneração e Sucessão
Josué Bressane Membro Externo do Comitê de Indicação, Remuneração e Sucessão

 

Powered by