Petrobras Distribuidora
Relações com Investidores - Petrobras Distribuidora

Visão Geral

GOVERNANÇA CORPORATIVA DIFERENCIADA

Aprovamos a reforma do nosso estatuto social, em adequação à Lei nº 13.303, que elevou os padrões de governança a serem seguidos pelas empresas estatais e respectivas controladas, e às exigências do Novo Mercado, com a criação de comitês estatutários vinculados ao Conselho de Administração (Comitê de Auditoria; Comitê de Riscos e Financeiro; Comitê de Indicação, Remuneração e Sucessão; e Comitê de Minoritários, os dois primeiros já instalados e em funcionamento).

O Conselho de Administração será composto por dez membros sendo, no mínimo, 50% independentes, sendo dois indicados pela Petrobras, por meio de lista tríplice elaborada por empresa especializada, e três diretamente indicados pelos acionistas minoritários. Além disso, os mandatos foram unificados para dois anos, de acordo com a Lei 13.303 e o Regulamento do Novo Mercado. Foram também limitadas as reconduções (máximo de três), estabelecendo os mesmos parâmetros para os membros da Diretoria Executiva. A eleição dos membros independentes do Conselho de Administração ocorrerá na primeira Assembleia Geral Ordinária a ser realizada em 2018, conforme previsto no estatuto social.

Também aprovamos uma política de indicação dos membros do Conselho Fiscal, do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva, e revisamos nossa Política de Transações com Partes Relacionadas. Em relação à esta última política, o Comitê de Minoritários avaliará as transações que são da alçada do Conselho de Administração a serem realizadas com a União, suas fundações e autarquias, com a Petrobras e com estatais federais. Nestes dois últimos casos, as transações fora do curso normal dos negócios precisarão ser aprovadas por dois terços dos membros do Conselho de Administração.

Aperfeiçoamos a implantação de mecanismos de prevenção, detecção e resposta a eventos de fraude e corrupção, englobando, dentre outras iniciativas, a avaliação de integridade para designação de membros da Alta Administração e de todos os gerentes da Companhia (background check), além da realização de treinamentos para os nossos empregados com foco na disseminação de padrões éticos.

Ademais, nossa Diretoria Executiva e Gerências Executivas são compostas por profissionais com extensa experiência e know-how em suas áreas, e com conhecimento nos respectivos mercados de atuação. Todos os atuais membros da Diretoria Executiva, por exemplo, possuem mais de 20 anos de experiência profissional, e vasta atuação no setor de distribuição de combustíveis.

Última atualização em
Close